plano de ação de marketing

ISABEL VENTURA

 

apresentação

A forma de fazer negócios e a comunicação entre as pessoas sofreu um salto quântico nos últimos anos. Tanto as pessoas quanto as empresas têm migrado cada vez mais para o mundo online. Por isso, investir em marketing digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade.

Com a grande mudança nos hábitos de consumo das várias camadas da sociedade e com a democratização da tecnologia, as marcas que não investirem nesse novo meio dificilmente conseguirão se manter no mercado.

Pelo fato das conexões entre as grandes, pequenas e médias empresas do mundo inteiro ocorrerem digitalmente, torna-se imprescindível que uma empresa adote o marketing digital como uma estratégia de crescimento, porque investir em marketing digital é acompanhar o desenvolvimento proporcionado pela globalização.

Trate cada cliente como se ele fosse único, porque ele é mesmo!

primeiros passos

Marketing é um processo social pelo qual se cria valor e se constrói relacionamentos baseados em trocas.

Philip Kotler 

Depois de nossos dois encontros, já foi possível perceber, de uma forma bastante ampla, quais são os passos a serem dados a fim de que suas marcas consigam atingir métricas mais consistentes, se firmando no mercado. Isto vale tanto para a Isabel Ventura, persona, quanto para a Viagem Ventura. Já percebemos a necessidade de separarmos as duas "marcas" para que cada uma, em suas especificidades, possam crescer de forma interdependente.

Não existe uma fórmula mágica, instantânea, que faça com que qualquer negócio se torne uma grande empresa da noite para o dia, temos que perfazer o caminho com muita determinação, paciência e, claro, bastante conhecimento e profissionalismo. Por este motivo, não há como determinar começo, meio e fim de nenhum projeto deste porte, uma vez que, como já conversamos, se trata de algo bastante complexo e abrangente. Entretanto, podemos definir os primeiros passos para que, com base no resultado destes passos, possamos nos articular para seguir caminhando, por etapas, com estratégias assertivas e bem definidas desde o começo. É destes primeiros passos que vamos falar a seguir.

Uma boa estratégia de marketing precisa ter objetivos bem definidos, a estratégia em si para alcançar esses objetivos, as ações, as metas e os indicadores de monitoramento dessas ações.

ok! mas e na prática, o que fazer?

Esta deve ser a pergunta que você está fazendo. Afinal, esse cara tá me falando tudo isso e até agora não me disse nada. Calma! É justamente a calma o que nos vai ajudar a trilhar este longo caminho. Longo, porque não tem fim. O fim deste caminho seria o fim dos teus projetos. Então vamos dividir por períodos de 03 meses até que se passe um ano. Isso porque este é o tempo mínimo necessário para que uma marca bem divulgada consiga atingir uma certa "maturidade", e suas campanhas se tornem mais efetivas. Neste momento, o seu público já estará formado, suas plataformas e ferramentas de apoio estarão maduras, os conceitos consolidados e a equipe de marketing estará sintonizada e plenamente ciente de quais são os melhores caminhos a seguir. Na maioria das vezes, o insucesso das ações de marketing digital acontecem porque as empresas não têm os resultados almejados no curto prazo e desistem de suas ações. Iniciar uma atividade de marketing digital e aguardar que resultados sólidos cheguem em apenas um ou dois meses leva ao erro, seguido da frustração, que como consequência leva a desistência. Imaginar que uma ação não deu certo simplesmente pelo fato de não ter sido desenvolvida no tempo certo é um erro, por esse motivo é importante entender melhor o prazo médio que as iniciativas implementadas levam a resultados satisfatórios.

As empresas precisam investir em iniciativas de marketing digital de médio e longo prazo, só assim os resultados significativos virão.

cronograma geral das ações

Três primeiros meses: 

> Reestudo das Marcas

> Definição/ Mapeamento do Público Alvo

> Reposicionamento das Mídias Sociais

> Setup das Novas Mídias

> Lançamento dos projetos já renovados e redirecionados

À partir do quarto mês, com as marcas e mídias já renovadas:

> Monitoramento das ações já empreendidas

> Anúncios Pagos

> Investimento em Marketing de Conteúdo

> Aprimoramento de todas as ações

Do sexto ao décimo segundo mês, os resultados mais sólidos começam a aparecer e isto vai exigir que estejamos prontos pra atender as demandas geradas, para tanto teremos que:

> Reestudar o primeiro semestre

> Melhorar o que está funcionando

> Eliminar aquilo que não funcionou

> Estudar novas metas e possibilidades de crescimento para o próximo ano

Todas estas ações pensadas para este primeiro ano podem se resumir no seguinte:

Entender a necessidade >>> Criar Valor >>> Elaborar Estratégia >>>  Executar as Ações de Marketing  >>> Construir Relacionamento  >>> Capturar Valor

Preço X Valor

O que é preço?

Segundo o dicionário online Priberam, os 3 conceitos de preço mais significantes aqui são:

  1. VALOR pecuniário de um a coisa ou dinheiro que se dá por ela;

  2. O que serve de remuneração ou compensação;

  3. Importância moral, valia, quilate, merecimento

 

O que é valor?

Ainda de acordo com a mesma fonte, valor, quer dizer:

  1. O que vale uma pessoa ou coisa;

  2. Preço elevado;

  3. Merecimento; talento; reputação

Agora sim estamos prontos para discutir um pouco sobre a interação preço X valor.

Baseado nos conceitos acima, pode-se concluir que preço se refere ao dinheiro que damos por algo, ao seu custo. Já valor está ligado a percepção de preço, ou seja, a toda qualidade, talento e credibilidade incutida em um serviço ou produto.

A grande verdade por trás disso tudo se resume a uma única palavra: posicionamento. Isso mesmo. É como você quer que o seu serviço seja visto pelas pessoas.

E é para esta discussão que eu a convido, numa próxima vídeo chamada. Eu poderia, simplesmente, te enviar um orçamento dizendo quantos posts por semana eu faria e quanto isso te custaria, entretanto, não quero precificar meus serviços e nem desvalorizar o teu trabalho.

VAMOS JUNTOS?